terça-feira, 28 de julho de 2015

"... não ter perfil para o cargo."

Tenho ouvido esta frase constantemente, nestes últimos tempos, quase me arriscando a dizer "Nos Últimos Anos". 
 
Fico admirado com a prepotência que certos mortais têm, em acharem-se capazes de avaliar o perfil de outras pessoas, e afirmarem a pés juntos, que "A" ou "B" não tem perfil para isto ou para aquilo.

Um povo que vota em políticos que levam a nação à falência. 
Um povo que não faz nada para se defender contra a tirania financeira.
Não deveria esse povo, ter observado a falta de perfil desses políticos? Ou então demonstrar essa capacidade de falar dos outros, para se insurgir contra quem realmente lhes faz mal e lhes afeta negativamente a vida?
Não. Esse povo fala dos colegas do lado, criticam os seus parceiros, deitam abaixo e espezinham aqueles com quem têm de lidar todos os dias.

Jesus Cristo "não tinha perfil", para ser o Messias dos Hebreus. Era filho de um carpinteiro e ele próprio era carpinteiro. Com um passado de pouca "riqueza" e pouco "digno"  de ser Rei.
Por isso arranjaram maneira de ser crucificado como ladrão (por querer usurpar a coroa dos Judeus). Hoje em dia o Cristianismo é o que é e tem as vertentes que tem. Afinal? Quem avaliou o "perfil" de Jesus Cristo esperava isto?

Se formos olhar para uma pessoa com falta de paciência "natural", esta, nunca teria perfil para lidar com alunos mal educados, nem com pais ainda mais mal educados, nem com superiores pouco preparados para liderar ou até a eterna capacidade de "cumprir sem bufar", tão típica dos dias de hoje, nunca seria a pessoa perfilada para aquele tipo de tarefas... e no entanto... Conheço uns quantos assim.

Dentro das circunstâncias certas, qualquer pessoa tem condição para adquirir e possuir perfil para toda e qualquer atividade e cargo. Mas isso sou eu a dizer, sem carimbar este ou aquele, como já fui tantas vezes carimbado pelas "prepotentezinhas" de meia tigela, que se acham muita coisa, simplesmente pelo prazer de criticar os outros, sem provas dadas das capacidades próprias... O que elas diriam se soubessem o que os outros dizem nas suas costas? Será que os maldizentes não pensam que também têm costas?

Qualquer Team Leader consegue liderar com sucesso, se souber:
- o que vai fazer, com experiência de terreno suficiente e informações sobre os objetivos a atingir;
- como vai fazer, com capacidade avaliativa para organizar os recursos e ter sucesso na missão;
- quem vai fazer, com empatia e carisma suficiente para ter do seu lado os camaradas que serão os piões na sua estratégia. Empatia e Carisma suficiente, um líder consegue fazer qualquer subalterno dar a própria vida para o agradar. Em contraste, o líder, nunca deve olhar para eles como "coisas" ou alguém "dispensável", de quem se vai servir... mas sim como CAMARADAS e IRMÃOS a caminho de um mesmo destino, a quem tem de proteger e que serão os seus protetores ao longo da obtenções de objetivos.
E agora talvez a mais importante... 
- com que tipo de liderança vai fazer.

Já li várias coisas sobre o Tipo de Liderança, podia publicitar aqui muitos livros sobre isso, mas não o farei.
Isto não se trata de uma tese baseada no que os outros pensaram, mas sim, a certeza de um individuo que já passou por suficiente para tirar conclusões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rádio Orbital - Online